sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lugares que já conheci (0s trulli de alberobello)

Os trulli (plural de trullo, do grego cúpula) são antigas construções de pedra, com telhados cônicos, comuns em uma parte da região italiana da Puglia.

Trulli? Do que você está falando? Poderia me perguntar um leitor... Trulli (plural), trullo é uma palavra de origem grega (tholos) que significa cúpula. Colocando os pingos nos is, trulli significa construções feitas em forma de cúpulas, cones e que são testemunhas de tempos antiguissímos, tão antigos como a Bíblia. A origem dos trulli è o médio e o extremo oriente, onde se conservam testemunhança dos povos primitivos, os chamados trogloditas. Apesar de terem sido encontrados diversas bases que comprovem que os trulli são construções de povos primitivos, não existem trulli antiguissímos, pois quando um trullo era danificado, por motivos ecônomicos, era mais barato desfazê-lo e construir um novo reutilizando o material do antigo trullo.            
  



 
                                               

Os trulli eram na verdade, antigas residência de povos antigos e ainda hoje na região da Puglia, a tradição dos trulli ainda é muito viva, não somente na cidade de Alberobello, onde o governo restaurou diversos e que no fundo se tornou uma grande atração turistica, mas também no interior,  podemos observar diversos trulli no meio dos campos. Até mesmo nas constuções mais modernas podemos observar a inclusão da cúpula caracteristica dos trulli.



O trullo nasceu como uma habitação exclusivamente para os camponeses e era construído próximo ao campo de cultivo, onde o camponês tinha suas ferramentas de trabalho e um lugar para dormir próximo ao lugar de trabalho.
 Podemos reconhecer a idade de um trullo através do arco da sua entrada. Se o arco é trilitico com arquitrave, podemos determinar que é um trullo antigo do que um trullo com a entrada feita com um arco semicircular.
No caso de Alberobello, por exemplo, os trulli nasceram exatamente como uma forma de burlar o pagamento de taxas e impostos. O Conte Guercio delle Puglie (1600-1665) autorizou a urbanização 
daquela área somente com construção feitas com pedras, pois quando os fiscais do Vice-Rei de Napoli chegavam, encontravam somente pedras, em lugar das casas. Tratam-se habitações que eram facilmente destruídas e reconstruídas num pequeno espaço de tempo. 


Parada para o lanche
Desde de 1996, os trulli de Alberobello fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade- Unesco. Vale à pena uma visita!
Meu amore.....

Bjs,fiquem com deus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário